![]() |
(Foto: Freepik) |
Dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, não sendo apenas um dia comemorativo, mas também para refletir sobre o papel dos jovens na sociedade de maneira integral, estimulando a ação e o protagonismo juvenil.
Juventude no Brasil
Na legislação brasileira, juventude é a faixa etária dos 15 aos 29 anos. Segundo estudos da FGV Social, temos aproximadamente 50 milhões de jovens no Brasil. E, na cidade de Araucária, os jovens representam 27,68% da população total - sendo o município com a 10ª maior proporção de jovens do Paraná.
Analisando os dados presentes no Atlas das Juventudes, podemos observar que a população de jovens, entre homens e mulheres, é bastante equilibrada e a maioria é composta por negros (61%). A maior concentração de jovens do país está na região Norte e na área urbana, e as classes sociais E, C e D, respectivamente, têm a maior presença de jovens.
Jovens e a sociedade
“Os jovens estão na linha de frente da luta pela construção de um futuro melhor para todos”, foram as palavras que abriram a mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia Internacional da Juventude desse ano. Não é de hoje que os jovens protagonizam movimentos que geram mudanças na sociedade. São diversas as marcas deixadas na história por gerações de jovens que se revoltaram e lutaram por seus ideais.
A participação da juventude vai mudando conforme a conjuntura. Pode ser nas ruas ou nas redes sociais, em questões globais ou locais, os jovens ainda se mantêm como a linha de frente das transformações sociais e na busca por um futuro melhor para todos.
Postar um comentário
Seja bem vindo! Deixe seu comentário: