16 de novembro de 2018
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DIA D: Sábado (18) será dia de vacinação contra poliomielite e sarampo

(Divulgação)

No próximo sábado (18) ocorrerá o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Todas as unidades básicas de saúde da área urbana de Araucária estarão abertas das 8h às 17 horas para vacinar crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação é recomendada mesmo se a criança já recebeu a dose anteriormente (no caso do sarampo, desde que não nos últimos 30 dias).

A campanha de vacinação seguirá até 31 de agosto e é uma oportunidade para revisar a carteirinha de vacinação e colocar em dia vacinas que, por ventura, estejam atrasadas ou em idade de iniciar o esquema vacinal, permitindo também a proteção contra outras doenças. É muito importante que os pais ou responsáveis legais pela criança apresentem a caderneta de vacinação para que os profissionais dos postos de saúde possam avaliar cada caso.

Garantir a proteção das crianças tornou-se ainda mais importante com o retorno dos casos de sarampo no Brasil. O país havia sido certificado por ter eliminado a doença em 2016. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a doença foi erradicada no Brasil em 1994, mas, devido à baixa vacinação, há um trabalho conjunto a ser feito entre profissionais de saúde e pais e/ou responsáveis no sentido de melhorar as coberturas vacinais dessas duas vacinas, garantindo, dessa forma, o surgimento de novos casos.

Polio e Sarampo

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido. Os primeiros sintomas podem ser dor de garganta, fadiga excessiva, dor de cabeça e febre, e, por isso, pode facilmente ser confundida com uma gripe.

Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Entre os sintomas estão: febre alta (acima de 38,5°C), erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.

*SMCS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta