15 de dezembro de 2017
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

No Olhar: o fotojornalismo sob a perspectiva de Ana Carolina Fernandes

Foto: Ana Carolina Fernandes

Por Fabiano Ferreira

A websérie No Olhar exibe um episódio por semana com depoimentos dos principais profissionais da fotografia do Brasil. As entrevistas mostram ao expectador uma visão mais intimista da fotografia e propõe a pesquisa, a reflexão e a interação entre pessoas apaixonadas por esta arte.

No Olhar convidou Ana Carolina Fernandes para conversar sobre sua carreira e seus projetos. A fotojornalista frequentou desde muito cedo os bastidores do jornal Tribuna da Imprensa que pertencia a seu pai. Ali se apaixonou pelo jornalismo e construiu os pilares do que viria a ser seu trabalho fotográfico atual.

“Jornalismo é sangue, suor, lágrimas, calor, vento, chuva, horas e horas sem almoçar, sobe morro atrás de polícia, tiroteio, traficante, esse é o verdadeiro fotojornalismo do ‘front’, o chamado Hardnews”, ressalta a fotógrafa, que conhece bem essa categoria da imagem. Ana Carolina trabalhou por muitos anos nos grandes jornais do país como O Globo – onde iniciou como estagiária aos 19 anos – Agência Estado, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Hoje atua como fotógrafa independente e cobriu a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paralimpíadas, além de documentar as manifestações populares e se dedicar a um projeto sobre a Baía de Guanabara, que teve uma foto estampada na capa do New York Times.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentre seus projetos ligados à fotografia documental destaca-se Mem de Sá, 100, desenvolvido com travestis. Ana Carolina tinha fascínio pela ambiguidade do masculino e feminino presente numa mesma pessoa e queria dar um corpo para esta questão. “Um travesti é uma mulher que nasceu homem e que tem uma alma feminina, mas também tem características físicas e psicológicas de homem. Com as minhas fotos eu quis ajudar, mesmo se fosse só um pouquinho para a aceitação e para a tolerância”, completa.

Ana Carolina Fernandes ganhou dois prêmios Folha em 2000 e 2002, foi finalista do Prêmio Fundação Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award, ambos em 2013.

Confira em ordem alfabética os fotógrafos e fotógrafas que fazem parte dessa temporada:
Anna Kahn (RJ)
Arthur Omar (MG)
Antonio Guerreiro (RJ)
Bruno Veiga (RJ)
Cesar Barreto (RJ)
Custódio Coimbra (RJ)
Dario de Dominicis (radicado no RJ)
Flávio Damm (RS)
Joaquin Paiva (ES)
Kazuo Okubo (DF)
Kitty Paranaguá (RJ)
Luiz Garrido (RJ)
Marcia Charnizon (MG)
Marcos Bonisson (RJ)
Milton Guran (RJ)
Nana Moraes (RJ)
Paulo Marcos (RJ)
Pedro Vasquez (RJ)
Rogério Assis (radicado SP))
Walter Firmo (RJ)

Serviço:
2.ª Temporada da Websérie Projeto No Olhar
Assista aos vídeos disponíveis
1º Episódio – Walter Carvalho
2º Episódio –  Simonetta Persichetti
3º Episódio –  Tiago Santana
4º Episódio – Ana Carolina Fernandes

Quando: Toda segunda-feira
Onde: youtube.com/noolhartv
www.facebook.com/noolhartv

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta