18 de novembro de 2018
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

CEAR oferece cursos gratuitos à crianças e adolescentes de Araucária

O Centro Educacional Araucária – CEAR – idealizado pelo Pastor Irineu Rodrigues, e hoje localizado no antigo orfanato Casa Lar, é um projeto social que existe há quatro anos e vem contribuindo no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A unidade é mantida pela Igreja do Evangelho Quadrangular e dirigida pelo Pastor Beto Castilho. Dentre os cursos ofertados aos jovens, atualmente cerca de 90 alunos participam da escolinha de futebol e têm como treinador o ex-goleiro Jairo Nascimento, que atuou em diversos times, entre eles o Coritiba e Corinthians, e também na Seleção Brasileira.

De acordo com o secretário geral, Wilson Neves das Chagas, três departamentos estão no CEAR. “Temos aqui o Centro com os cursos pela manhã e à tarde. O Instituto Teológico no período da noite. E, também, o escritório regional da igreja”, contou. Quanto aos cursos, fora a escolinha de futebol aberta a meninos e meninas entre 8 e 17 anos, há o curso de violão, de informática, de inglês e curso de manutenção de computadores.

Caroline de Paula, mãe do aluno da escolinha de futebol João Henrique Rodrigues, conta que o filho treina no CEAR há dois anos, e, de lá para cá, apresentou melhora em âmbito físico e comportamental. “Ele se desenvolveu muito depois que começou a praticar o esporte”, ressaltou. Já o jogador de 16 anos, Felipe Tosoni, disse que participa da escolinha há pouco mais de um ano e que seu sonho é ser jogador profissional de futebol. “Temos os treinamentos físicos e os treinos coletivos, que são os que mais gosto, pois vamos para o campo jogar bola”, comentou. Sobre a escolinha de futebol, o secretário Wilson contou que alguns meninos que começaram a treinar no CEAR já foram para a base de grandes times, um deles, inclusive, foi para o Barcelona.

O intuito do CEAR é ajudar na formação dos jovens, com base na disciplina e responsabilidade. Mas, para se manter em pé, a direção do projeto social busca frequentemente parcerias para doações. “Temos vários equipamentos que vieram de doação. Há pouco tempo recebemos um lote de chuteiras e demais equipamentos esportivos. Fora isso, também contamos com a parceria de estabelecimentos que nos doam alimentos para o lanche das crianças”, afirmou Wilson.

Segundo o secretário, o CEAR está diariamente aberto ao público e a disposição da comunidade. “Nesta casa, temos salas amplas com ar condicionado, um refeitório, um auditório e uma tenda. Interessados em realizar eventos podem nos procurar. É cobrado apenas um valor simbólico, para taxas de água e luz”, comentou.

Para conhecer o projeto, basta entrar em contato pelo telefone 3642-1612, pelo e-mail cear.ieq@gmail.com ou através do site www.cear.org.br.O Centro Educacional Araucária fica localizado na rua Benjamin Constant, número 721, próximo às pontes metálicas.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta