25 de novembro de 2017
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Cuidado e Prevenção

Vírus H1N1 já faz vítimas no Paraná neste ano

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria da Saúde do Estado divulgou novos números de Influenza no Paraná. Em 2016, de janeiro a abril, foram registrados 83 casos, sendo 60 de H1N1. Também foram confirmados dois óbitos por H1N1 na cidade de Maringá e em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Os dois casos se referem a gestantes, uma de 22 e outra de 25 anos. A evolução do quadro das duas aconteceu rapidamente, gerando insuficiência e parada cardiorrespiratória.

É importante ressaltar que o paciente que apresentar qualquer sintoma de gripe, deve procurar atendimento médico o mais rápido possível e não esperar o quadro se agravar. “Em epidemias anteriores, tivemos um número alto de óbitos em gestantes e jovens. Isso mostra que o cuidado deve ser redobrado nestes casos”, alertou a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.

Os casos de gripe possuem sintomas característicos, como a febre alta repentina, tosse, dor de garganta e mal estar. “A dificuldade de respirar é outro sintoma comum, sobretudo quando o quadro clínico do paciente já está se agravando”, acrescentou Julia Cordellini, médica e chefe do Centro de Epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde.

Em 2015, o Paraná registrou 970 casos de Influenza, sendo 139 de H1N1. As mortes por gripe somaram 26, das quais quatro foram causadas pelo vírus H1N1.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta