27 de maio de 2018
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

O Pinhão está Liberado!

Colheita e venda do pinhão foram liberadas nesta sexta-feira; saiba onde encontrar em Araucária

Quem aguardava ansioso pela época do pinhão, a partir de hoje certamente irá encontrá-lo. Isto porque a colheita e a comercialização do pinhão maduro estão permitidas a partir desde sexta-feira. No entanto, está suspensa a autorização ambiental para o corte da araucária portadora de pinha.

Mas, qual o motivo de ser estabelecida data para a venda do pinhão? De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná, as normas e as instruções para a colheita, transporte e comercialização da semente estão determinadas na portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nº 046/2015. “O objetivo da regulamentação é garantir o consumo sustentável e assegurar a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e atualmente ameaçada de extinção”.

Vale destacar que a portaria do IAP proíbe também, independente da data, a comercialização das pinhas verdes, ou seja, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade, podendo conter fungos e causar problemas a saúde.

ONDE ENCONTRAR?
O Araupop entrou em contato com alguns mercados do município, e, até o momento, o Supermercado Condor e o Roça Grande ainda não receberam pinhão. O mercado Adriane fará o pedido hoje e nos próximos dias deve passar a comercializar o alimento. O Supermercado Benoski foi o único que afirmou já estar comercializando nesta sexta-feira o tão aguardado pinhão.

Aos fãs do alimento, fica a dica: o pinhão não possui glúten, tem baixo índice glicêmico e alto teor de proteína, fibras e amido. Então, aproveitem!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta